O “Dia Mundial da Voz” é comemorado no Brasil desde 1999. Porém, apenas em 2003 essa comemoração passou a ter expressão internacional, contando com diversos eventos organizados nos Estados Unidos, Europa e Ásia. O objetivo da comemoração é conscientizar a população sobre a importância da voz humana e favorecer o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e, inclusive, a sobrevida dos indivíduos.
Celebrar o “Dia Mundial da Voz” é de extrema importância para disseminarmos conhecimento, efetuarmos orientações e promover ações de saúde que auxiliam o encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais. Na sociedade moderna, o número de trabalhadores que dependem da comunicação aumenta gradativamente em comparação aos trabalhadores braçais. Por conta disso, devemos manter constante atenção à comunicação, já que a maioria das pessoas só se dá conta da importância da voz quando passa a ter problema de rouquidão, perda vocal e dificuldade ou cansaço para falar. A ocorrência desses problemas em profissionais da voz é muito maior, como por exemplo, os professores, que são a maior população de risco – estima-se um prejuízo de cem milhões de reais ao ano por afastamento de professores devido a problemas vocais – e também, políticos, atores, cantores e operadores de telesserviços.
A maioria das pessoas que têm ou tiveram câncer de laringe apresentam problemas com a voz, como a rouquidão, por exemplo, que para muitos parece ser inofensiva, porém pode ser um sintoma indicativo de câncer. O Brasil ocupa atualmente o segundo lugar na incidência de câncer de laringe, na maioria das vezes decorrente da associação do uso de bebidas alcoólicas e cigarro.
Atualmente, várias campanhas alertam a população sobre a importância de cuidarmos da voz. A primeira campanha realizada no Brasil abrangeu 150 municípios de 23 estados e foi destaque pela relevante difusão do conhecimento relacionado à prevenção dos problemas de voz e à promoção da saúde vocal. A Campanha da Voz realizada em 2007 no Distrito Federal foi eleita entre as dez melhores campanhas do Brasil. Contou com o apoio da Associação Profissional dos Fonoaudiólogos do DF – APFDF, estabelecimentos de ensino e profissionais que atuam na área.
A Campanha da Voz de Brasília 2012 e 2013 foram classificadas pelo Departamento de Voz da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia como as três melhores campanhas do país no prêmio "Melhor Campanha de Voz" Categoria Serviços de Saúde. Com esta experiência, sabemos que poderemos fazer ainda mais nos próximos anos. Desejamos ver a Fonoaudiologia crescer, ser divulgada e reconhecida. A participação de todas as instituições envolvidas levou à população um maior conhecimento sobre os cuidados e os riscos com a voz. Ganhou a Fonoaudiologia. Ganhou a voz. Ganhou a população!
Nossa principal estratégia é a prevenção. Por isso, são realizadas várias ações para promover o conhecimento da população sobre a saúde vocal e a conscientização sobre os cuidados básicos, como hidratação, alimentação, sono, e outros aspectos de igual importância.
A “Campanha da Voz de Brasília” é uma realização da Associação Profissional dos Fonoaudiólogos do Distrito Federal e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário